segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cinema Meninos de Araçuaí - Evento Circuito de Imagens





O Cinema Meninos de Araçuaí abrigou, dos dias 30 de novembro ao dia 07 de dezembro de 2012, o Projeto Circuito de Imagens com a exposição "Rua de Baixo". O Projeto incluiu, oficina de fotografia aberto gratuitamente à comunidade, exibição de um documentário sobre o mesmo tema e exposição de fotografias tiradas pelos fotógrafos Nilmar lage e Ana Clara Silva (que, por acaso, é minha irmã!!!!) de cenas e pessoas que compõem uma importante e esquecida parte da cidade de Araçuaí: a rua de baixo. A rua que dá nome à exposição foi uma das principais localizações da cidade, abriga casarões antigos em ruína que fizeram parte da história e do nascer da cidade, porém devido a enchente ocorrida em 1979, e todas as ameaças de novas inundações fizeram com que todo o comércio ali localizado subissem as ruas da cidade e aos poucos, deixar o local deserto. Restam ainda moradores em casas humildes, porém, a maioria das pessoas que conseguiram residir em lugares mais altos da cidade abandonaram a rua.  
A proposta do evento era de, após a exibição do documentário, comentado pela equipe, o público juntamente com a equipe dirigiam-se a dois dos casarões abandonados que localizam-se na mesma rua e se transformaram em galeria, abrigando as fotografias. O circuito era guiado pela equipe que estavam à disposição para comentar e responder a questionamentos sobre todo o processo fotográfico lá registrado. 













O trabalho ficou lindíssimo! As fotografias podem ser vistas no site http://www.circuitodeimagens.com.br/



Outro ponto legal do evento é que ofereceu oportunidade a quem nunca havia ido ao Cinema dos Meninos de Araçuaí, independente do motivo, a conhecer o lugar e quem sabe, se tornar cliente assíduo. A sala de cinema foi a realização de um sonho das crianças que integram o coral Meninos de Araçuaí, que nunca tinham entrado em uma sala de cinema. O público é bem pequeno, mas o lugar resiste! A instalação é muito bonita! Vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário