quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Santuário do Caraça - Viagem para descansar corpo e mente




Quando resolvi criar o blog, um dos assuntos escolhidos foi Turismo. Confesso que este assunto anda meio abandonado desde que engravidei. A Lis nasceu, já está com quase seis meses só nunca mais colocamos o pé na estrada. Outro dia, ao organizar as fotos do computador, separei algumas que acho merecerem um post. A primeira seleção de fotos escolhida foi do Santuário do Caraça. Fizemos esta pequena viagem há uns dois anos e desde então sempre nos pegamos fazendo novos planos de voltar lá. É uma passeio que indico a quem quer tranquilidade, contato com a natureza e com a fé e procura quietar a mente e o espírito. O local pertence ao município de Catas Altas, há 120 km de BH. Lá foi fundada uma igreja com data de 1779 e também um e colégio interno para meninos. O lugar tem muitas histórias que deixaria o post super extenso então vou apenas pincelar e ilustrar. O site do lugar é bem completo http://www.santuariodocaraca.com.br/













A hospedagem é simples e oferece pensão completa, até porque, não há nenhum outro lugar para se fazer refeições por perto. As acomodações são simples mas confortáveis. Tudo muito caseiro e aconchegante.
Há trilhas que levam a cachoeiras, picos e grutas. Como estivemos por lá em época de frio, e a região é considerada de baixas temperaturas, não tivemos coragem de nos aventurar pelos atrativos aquáticos.





Há um museu que abriga uma variada coleção de móveis e utensilhos usados na época em que o colégio funcionava. Muito interessante. Há inclusive a cama em Dom Pedro dormiu ao pernoitar no lugar.



As refeições são feitas onde funcionava o refeitório, um salâo espaçoso e com mesas grandes. Impossível não nos remeter ao passado. A comida pode ser servida a vontade. O Café da manhã é feito em um outro local onde há um grande fogão à lenha e cada pessoa se serve e prepara seu próprio desjejum: frita ovos, esquenta pão, derrete queijo. A gente já começa o dia com cheirinho de fumaça.




O contato coma a natureza ocorre a todo instante. De manhã há um lugar, próximo â entrada da Igreja, em que os quatis aparecem e ficam bem próximos dos humanos, aguardando algum resto de lanche. Os esquilos também são bem mansos. Há uma infinidade de aves. Sem falar na estrela principal do passeio que é o Lobo Guará. Todos os dias ao anoitecer, os hóspedes sentam no pátio a espera da visita do lobo. Ele surge logo depois que o funcionário arrasta uma assadeira no chão, é o sinal para que ele venha buscar seu pedaço de frango. O lobo surge ressabiado, devagar, mas não se assusta com os flashes das máquinas.




 



Na Igreja principal, considerada a primeira igreja neogótica do Brasil, há a realização de missas sempre â noite. Vitrais franceses lindos. Quando estive lá me encantei com o Padre que não me lembro o nome, muito carismático e alto astral. Depois da missa há distribuição de pipoca e chá. Muito gostoso!








Depois da missa e do encontro com o lobo, não há muito o que fazer, a opção é comprar um vinho que é vendido em um quartinho das dependências, pegar emprestadas algumas taças de vidro e sentar em algum lugar dos jardins com uma boa manta e jogar conversa fora.

Na parte da manhã do domingo geralmente há missas realizadas em uma capela barroca que para acessá-la é preciso passar por uma trilha bem íngrime na mata. Um passeio muito bacana.





O final de semana parece ter durado bem mais do que dois dias. As horas passam lentamente e há elementos suficientes para recarregar as energias e voltar para casa renovada!


















































2 comentários:

  1. Que lindo este lugar ...sou apaixonada por lugares assim...não se você conhece mas aqui em Goiás temuma cidade que se chama Pirenópolis vira e mexe a gente vai pra la passar o fim de semana e é um lugarzinho assim tranquilo e redeado pela natureza...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Já ouvi dizer sim e tenho muita curiosidade de ir lá! Ainda irei e publicarei aqui!
      Qdo eu realmente for vou te pedir indicações!
      bjinhos

      Excluir